segunda-feira, 30 de abril de 2012

Personagens da História Itaguarense: Guido

Neste mesmo dia, há 115 anos, nascia um importante personagem da história itaguarense: Pirigrino Manoel da Silva, ou simplesmente "Guido", apelido de infância com o qual se tornou conhecido.

Filho do fazendeiro Teófilo Otoni Ferreira e de Bárbara da Silva Sobrinho, Pirigrino nasceu em 30 de abril de 1897 em Itaguara (na época Distrito de Nossa Senhora das Dores, pertencente à Itaúna). Casou jovem e tornou-se pai de seis filhos.

Apoiou desde o início o movimento pela emancipação política de Itaguara. Elegeu-se vereador por dois mandatos na década de 50, chegando a ser presidente da Câmara Municipal.

Foi presidente dos dois clubes de futebol de Itaguara: Conquistano Futebol Clube de 1961 a 1964 e Associação Atlética Itaguarense de 1968 a 1971.

Faleceu aos 85 anos, em 05 de novembro de 1982. Como católico convicto e devoto de Nossa Senhora Aparecida, passou seus 18 últimos aniversários na cidade de Aparecida-SP.

Em 2010, a Câmara Municipal de Itaguara homenageou o ex vereador Pirigrino Manoel da Silva, dando ao Plenário do Legislativo o seu nome.

Na foto acima, Guido com os filhos: Paulo, Benjamin, José, Joaquim, Maria das Mercês e Maria da Conceição.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cadê a lógica da canção?

Não gosto de perder bons shows, principalmente de rock, mas infelizmente nesta sexta não poderei ir ao concerto do ex-vocalista e autor de primorosos sucessos da banda Supertramp. Roger Hodgson se apresenta em BH daqui a pouco.

Hodgson foi integrante do Supertramp de 1969 a 1983 e compôs The Logical Song, Dreamer, Give a Little Bit e Breakfast in America. A primeira canção que citei é fantástica. Além de musicalmente linda, possui uma letra forte e interessante.

Então, vou compartilhar aqui The Logical Song, com a voz única de Hodgson:

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Museu Sagarana

A inauguração do Museu Sagarana aconteceu no dia 13 de abril, mas as imagens ainda ficarão guardadas na memória de quem participou deste momento inesquecível. Selecionamos algumas fotos marcantes da Cerimônia de Inauguração e também do Minas ao Luar. Veja:




Público presente. Ao lado a Banda Nossa Senhora das Dores
Entre os presentes, Igor Roussef, irmão da presidente Dilma (à dir)
Dr Jair e Dom Miguel: dois dos homenageados da noite
Celso Adolfo musicou o conto "Duelo" para a inauguração
Professor Patrus Ananias deu aula sobre Guimarães Rosa

Vilma Guimarães Rosa emocionou a todos em seu discurso
Desenlace...
Primeira visita ao Museu
Minas ao Luar: seresta em homenagem a Itaguara e Guimarães Rosa
Mineiridade: Público itaguarense prestigiou a seresta





terça-feira, 24 de abril de 2012

Reforma da Escola na Comunidade de Boa Vista



A gestão 200-2012 sempre primou pela conservação dos prédios públicos. Neste sentido, promoveu pinturas e reformas de diversos prédios da Prefeitura (destaque para a Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa e Posto de Saúde).

Com este mesmo enfoque, a Prefeitura Municipal de Itaguara, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Obras e Educação, reformou a Escola Municipal da comunidade Rural de Boa Vista.

"Sempre digo que conservar adequadamente é um desafio e uma obrigação da Administração Pública, não basta fazer novas construções", disse o prefeito Alisson Diego.

Além da pintura, a escola receberá mais investimentos em breve como nova cerca em tela e cobertura da cozinha.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Congresso Municipal da Juventude



Itaguara realizou o primeiro Congresso Municipal de Juventude neste sábado (21/04) com a presença de jovens de diversos segmentos sociais. O encontro aconteceu no CRAS Liberdade e os jovens ali reunidos elaboraram um documento que será entregue ao Poder Legislativo e ao Prefeito Municipal. O documento contém as principais reivindicações/sugestões para a juventude em Itaguara e um planejamento de investimentos públicos para os próximos anos.

O Congresso foi organizado pelo Conselho Municipal de Juventude em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Acima, foto de alguns participantes do Congresso.

sábado, 14 de abril de 2012

Museu Sagarana Inaugurado!

Aconteceu nesta sexta-feira, 13 de abril de 2012, a inauguração oficial do Museu Sagarana, em Itaguara com a presença da filha do escritor João Guimarães Rosa, a escritora Vilma Guimarães Rosa.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades e admiradores de João Guimarães Rosa. Dentre os admiradores de Rosa, destaque para o ex-ministro Patrus Ananias e o irmão da presidente Dilma, Igor Rousseff. "É um grande feito não apenas para Itaguara, mas sobretudo para Minas Gerais", disse.

Vista do Musa e Mosaico inspirado em Lazarotto, ilustrador de Sagarana

Entre as autoridades, estiveram presentes representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, dos Governos Federal, Estadual, o deputado federal Jaime Martins, ex-deputado federal Marcos Lima, deputados estaduais André Quintão, Maria Tereza Lara, Almir Paraca e Neider Moreira.

Diversas matérias foram publicadas pelos mais importantes jornais de Minas Gerais na semana que antecedeu a inauguração. “Um dos objetivos do Museu Sagarana (Musa) é salientar o envolvimento do escritor com a cidade para a qual ele se mudou logo após se graduar em medicina. Rosa se envolveu muito com Itaguara. Aqui foi o primeiro lugar onde ele trabalhou como médico. Mas o interessante da sua trajetória é que ele não se manteve apenas restrito a esse ofício. Ele foi orador, na década de 1930, do Conquistano Futebol Clube, flertou com algumas manifestações de teatro que existiam no local, além de circular pela zona rural que contornava o vilarejo. É essa perspectiva da presença dele naquele ambiente que aparece retratada no museu", disse o prefeito Alisson Diego numa entrevista para um jornal da capital.

Objetos pessoais de Rosa, presentes no Musa


Como bem disse o jornalista itaguarense Fleury Rosa em seu blog (http://registrocon.blogspot.com.br):

-> "Ir além do “Dr. Rosa”, como o médico e escritor ficou conhecido na cidade e região. Este é o compromisso do Musa. Reunir objetos que revisitam a história de Itaguara desde eras remotas, como os pedaços de cerâmicas encontrados ali são registros pré-históricos; outros lembram costumes do período colonial, mostrar a cultura local contemporânea.

A intenção é fazer do Museu Sagarana um “espaço bonito para a gente se achar e se revelar” e isso, por si só, já merece aplausos. É preciso agora que o museu, além de não apenas um local para guardar coisas velhas, seja um equipamento público apropriado pela comunidade, por quem gosta de Rosa, por quem acima de tudo respeita Itaguara".
"O Musa é um Museu histórico e literário. Nosso objetivo é contar a história de Itaguara e dentro dela a passagem por aqui de um dos maiores e mais importantes escritores da literatura universal, Guimarães Rosa", ressalta Diego.

O curador Marcelo Costa acrescenta que o Museu Sagarana será um espaço para reflexão, numa época em que as pessoas leem cada vez menos. “Itaguara foi muito significativa na obra de Guimarães Rosa. Devemos nos orgulhar de ver nossas ruas e antigos habitantes nas páginas dos livros de um dos maiores escritores do mundo. O itaguarense precisa prestar mais atenção naquilo que o cerca, ver as potencialidades da cidade, valorizar as manifestações artísticas e entender que cultura não é apenas entretenimento, mas também uma atividade intelectual”, conclui.

* Para completar as comemorações da inauguração do Musa, haverá nesta noite de sábado o espetáculo seresteiro "Minas ao Luar", na Praça de Convivência, em frente ao Museu.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Museu Sagarana Será Inaugurado Nesta Sexta!


MUSA contará história de Itaguara e a passagem de Rosa


Itaguara, cidade metropolitana a 90km de Belo Horizonte, terá mais um atrativo, além de suas belas cachoeiras e trilhas para esportes radicais. No dia 13 de abril, será inaugurado o Museu Sagarana, que contará a história da cidade, além de homenagear o escritor João Guimarães Rosa, que viveu na cidade de 1930 a 1932. Foi lá que ele enxergou outro mundo além da medicina, conforme testemunho de sua filha a também escritora itaguarense Vilma Guimarães Rosa.

Várias personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Itaguara também estarão presentes na inauguração oficial do museu e receberão do prefeito Alisson Diego Batista Moraes a Comenda Sagarana. Entre as presenças ilustres confirmadas estão Vilma Guimarães Rosa, ex-ministro Patrus Ananias, o compositor Celso Adolfo, além de deputados federais e estaduais. No dia 14, a visitação será aberta ao público.

Memórias de Guimarães

O Museu Sagarana – nome que faz referência a um dos principais livros de Guimarães Rosa – começou a ser idealizado em 2009 pelo prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes. O espaço, onde funcionará o museu, foi construído na Praça Antônio Ferreira de Moraes, conhecida como Praça de Convivência. Após três anos de investimentos, a obra está concluída e é motivo de orgulho. “O museu vai ter um impacto cultural não só para o estado, como também para o Brasil. Vamos reunir aqui um importante acervo ‘roseano’ do país”, comenta o prefeito.

Parte do acervo foi cedida por Vilma Guimarães Rosa. Ela conta que, até então, não havia doado os objetos pessoais nem mesmo para o museu de Cordisburgo, cidade natal do escritor. Entre as peças doadas estão o último par de óculos, o último relógio de pulso, uma gravata borboleta e livros raros do autor. “Itaguara teve uma importância fundamental para meu pai. Essas doações são relembramentos que proporcionaremos aos visitantes”, diz a escritora.

O prefeito de Itaguara explica que o desafio é fazer com que a população da cidade conheça quem foi João Guimarães Rosa. Para aproximá-lo do povo, o museu terá um calendário cultural vivo, com exposições itinerantes. “Precisamos extrapolar os limites físicos para que o Museu Sagarana seja mais do que um espaço de visitação. Sonho com o MUSA como uma referência viva da cultura de Minas, fazendo intercâmbio com Cordisburgo e com as universidades. Assim, incentivaremos o turismo literário e de qualidade.”

O local terá um grande diferencial em relação a outros museus e salas em homenagem ao escritor. O curador Marcelo Costa enfatiza que o MUSA abordará, além da literatura e de fatos significativos da vida do autor, a fase Dr. Rosa, como era conhecido em Itaguara. “Fala-se muito pouco da época em que João Guimarães Rosa exercia a medicina. Muitos esquecem e outros não notam o médico dentro de sua literatura caleidoscópica”, comenta o curador.

Costa acrescenta que o Museu Sagarana será um espaço para reflexão, numa época em que as pessoas leem cada vez menos. “Itaguara foi muito significativa na obra de Guimarães Rosa. Devemos nos orgulhar de ver nossas ruas e antigos habitantes nas páginas dos livros de um dos maiores escritores do mundo. O itaguarense precisa prestar mais atenção naquilo que o cerca, ver as potencialidades da cidade, valorizar as manifestações artísticas e entender que cultura não é apenas entretenimento, mas também uma atividade intelectual”, conclui.

O Museu Sagarana terá cinco galerias. Duas delas acondicionarão os registros da passagem de Guimarães Rosa pela região. As demais áreas serão dedicadas a contar a história da cidade e a expor telas de importantes artistas plásticos itaguarenses.

A Itaguara de Guimarães Rosa 

"Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!…" Essas palavras foram proferidas por João Guimarães Rosa sobre Itaguara, cidade que ele escolheu para morar de 1930 a 1932. O escritor mudou-se para lá logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pela literatura, e ele acabou deixando a profissão.

Vilma Guimarães Rosa conta que Itaguara foi muito importante para ela e para seu pai. Inspirado pela terra, pelos costumes e pelas pessoas, ele começou a escrever e a participar dos concursos da revista O Cruzeiro. “Itaguara foi o local em que meu pai iniciou a carreira como médico e onde também sua vocação literária foi mais cultivada”, comenta.

João Guimarães Rosa deixou Itaguara para virar diplomata e realizar o sonho de conhecer o mundo. Mesmo tendo vivido em muitos lugares, Vilma revela que, por várias vezes, ele sentia saudades da pequena cidade do interior de Minas. “Meu pai achava que teria tido mais tempo e paz se tivesse continuado em Itaguara. Dizia ele: ‘Se tivesse permanecido em Itaguara, teria construído uma fazenda com muros altos para ficar quietinho, escrevendo em paz’”.

-> Com informações da Assessoria de Imprensa.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Itaguara terá Centro de Saúde Mental

Uma importante notícia para a saúde itaguarense chegou nesta semana. Após vários anos trabalhando num projeto para a implantação do Centro de Referência de Saúde Mental (Cersam), o Governo Federal confirmou que Itaguara receberá recursos para implantar o projeto.

A secretária municipal de Saúde, Karla Perdigão, coordenou este processo e se diz realizada com a notícia. "É uma grande conquista para Itaguara", ressalta a secretária.

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para cumprir as exigências governamentais e espera que em no máximo dois meses, o Centro esteja em funcionamento.

Segundo a secretaria municipal de saúde, o Cersam é um dispositivo que visa reduzir o número de internações em hospitais psiquiátricos, garantindo uma modalidade de tratamento humanizado e que possibilite ao portador de sofrimento mental o tratamento sem a ruptura de seus vínculos sociais ao mesmo tempo em que estimula o exercício de seus direitos de cidadania.

O Ceram Itaguara contará com uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento de casos de maior gravidade. Como metodologia de tratamento, serão utilizadas oficinas terapêuticas e atividades em grupo que estimulem o convívio social do portador de sofrimento mental grave, além de assegurar a estes casos o tratamento com medicamentos. O Cersam funcionará em articulação com os demais serviços assistenciais do município, fortalecendo a rede de atenção  já existente.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guerra Contra Dengue!


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue (dados do Ministério da Saúde). No Brasil, os índices registraram queda de mais de 60% nos casos da doença. Em Itaguara, a situação da dengue está controlada graças ao empenho e trabalho da equipe de endemias (foto abaixo), que merece nosso reconhecimento.